Notícias

01/02/2019 16:35 youtu.be

Dia Mundial das Áreas Úmidas! Sem elas não vivemos

No dia 02 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial de Áreas Úmida. Mais de mil atividades serão realizadas em todo o mundo. No mapa de eventos criado pela Convenção de Ramsar é possível checar inúmeras propostas de limpeza de rios, passeios, palestras, prêmios, festivais culturais, entre outros. Mais e mais pessoas estão descobrindo o valor essencial destas zonas para a vida na Terra.

Segundo o Relatório Ramsar 2018, as Áreas Úmidas são o lar de 40% das espécies e oferecem água e alimento para 1 bilhão de pessoas. Elas são nossas grandes protetoras contra o avanço das mudanças climáticas. Pântanos absorvem as águas de chuvas e evitam enchentes. Mangues e corais são barreiras naturais contra ressacas. E o mais impressionante: as áreas úmidas são as campeãs quando o assunto é absorção de carbono da atmosfera.

Epa, mas espera aí? O que são mesmo áreas úmidas? Bom, você provavelmente já esteve em mais de uma delas. Elas são biomas de interface entre ambientes aquáticos e terrestres. Lagos, pântanos, arrecifes, charcos, turfas, mangues, igapós, buritizais, todos esses são exemplos de Áreas Úmidas. Ao todo são classificados 42 diferentes tipos destas zonas. Incluindo áreas de água salgada, com menos de 06 metros de profundidade do nível do mar.

O Pantanal é um santuário de aves, peixes e mamíferos conhecido mundialmente. E ganha ainda mais valor e força quando pensamos que ele faz parte de uma família muito especial. Entretanto, cabe o alerta, esta família tem sido bastante maltratada. Nas últimas 4 décadas perdemos 35% das Áreas Úmidas do planeta.

Ajude as áreas úmidas!  Não drene, não polua e tente interferir o mínimo nelas. Conserve, restaure e as use com sabedoria! Ah e claro, torne-se um multiplicador dessa ideia, diga ao mundo a importância destes biomas, pois sem elas não vivemos.

Assista a este simpático vídeo para saber mais:


Cadastre-se e receba nossas novidades

Eu curto o Pacto

Prefeitura Municipal de: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Santo Afonso, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Tangará da Serra.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo