Notícias

23/11/2017 14:48

Mais uma nascente conservada

Adultos e crianças se comprometeram com a recuperação de uma nascente do Córrego Sangradouro, em Cáceres (MT)

O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal comemora mais uma nascente em processo de recuperação. Professores e alunos da Escola Municipal Duque de Caxias, em Cáceres, Mato Grosso, se uniram e acionaram diversas organizações para conservar uma nascentes do Córrego Sangradouro. A cerimônia que simboliza o compromisso de conservação foi realizada no dia 17 de novembro com o plantio de mudas de espécies nativas como canjiquinha, paratudo, cerejeira, cajazinho, jatobá e ipê.   

Além do Pacto, participaram também da ação representantes da Universidade de Mato Grosso (UNEMAT),  do Ministério Público Estadual (MPE), V Vara da Justiça, Instituto GAIA, Conselho do Meio Ambiente de Cáceres (COMDEMA), JUVAM, Consorcio Nascentes do Pantanal, Comitê da Bacia do Cabaçal, 2º Batalhão de Fronteira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Secretarias Municipais e Escola Demétrio Costa Pereira.

A professora Alessandra Morini, da UNEMAT, que coordenou o evento, falou sobre a importância da recuperação e conservação das nascentes. As crianças foram orientadas pelos educadores e o viveirista Luiz Barbosa sobre o plantio das mudas e posteriormente houve a apresentação e fala dos representantes das entidades envolvidas. "Um evento como esse fortalece as ações de conservação dos nossos recursos hídricos e sensibiliza as crianças que passam a compreender o significado da conservação ecológica", disse Morini. 

O momento do plantio foi especial para todos os envolvidos com falas emocionadas sobre a importância da conservação da natureza, além de perguntas das crianças. “Um marco inicial para as ações de restauração no local”, reforçou José Aparecido Macedo presidente do Comitê do Rio Cabaçal e integrante do Instituto Gaia.

Após o plantio das mudas as entidades se reuniram para discutir as próximas ações do projeto, a divulgação, estratégias de execução, apoio e recursos. Pautas como o plano de saneamento básico no município também foi focado, pois existe a compreensão de todos envolvidos que a partir da restauração das nascentes do Córrego Sangradouro há um debate importante a ser realizado sobre ações em toda a microbacia, que possui problemas relacionados ao lixo, poluição e desmatamento em toda a sua área de abrangência. Participaram da reunião a promotora Liane Almeida Chaves, a presidente do COMDEMA Juraci Messias, a representante do Consórcio das Nascentes do Pantanal Elizene Vargas, a professora Solange Ikeda que trabalha com restauração ecológica, o Sargento Carlos Lopes representante do Estande de Tiro, todos os citados na reportagem e professores e estudantes das escolas e da UNEMAT. A próxima reunião ficou agendada para dezembro de 2017.


Cadastre-se e receba nossas novidades

Eu curto o Pacto

Prefeitura Municipal de: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Santo Afonso, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Tangará da Serra.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo