Notícias

08/03/2017 10:20

Mirassol D'Oeste recupera 20 nascentes das cabeceiras

O município se destaca na atuação dentro do Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

O município mato-grossense de Mirassol D’Oeste, de pouco mais de 24 mil habitantes, está recuperando atualmente 20 nascentes. A ação, que a princípio pode parecer pequena, oferece grandes resultados para a população e para o meio ambiente. Todos os mananciais desembocam nos rios Caeté e Carnaíba, responsáveis pelo abastecimento da cidade, conforme informações do Consórcio Nascentes do Pantanal. As nascentes recuperadas fornecerão água de qualidade e em quantidade para garantir segurança hídrica – evitar uma crise por escassez. Tangará da Serra, também em Mato Grosso, enfrentou falta de água devido à poluição do rio Sepotuba. Mirassol, com essas ações, está em tempo de evitar situação semelhante por meio de ações como essa. 

Além disso, o ecossistema pantaneiro também se beneficia: os rios Caeté e Carnaíba desembocam em um rio maior, o Jaurú, que cai no Pantanal, a maior área úmida do planeta. A inciativa acontece graças à parceria entre o Rotary Club de Mirassol D’Oeste, o Consórcio Nascentes do Pantanal e o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, aliança entre representantes do setor público, privado e sociedade civil organizada pela defesa dos rios e nascentes da região.  


Levantamento de dados
Foram identificadas e mapeadas 30 propriedades rurais do município, localizadas às margens dos rios Caeté e Carnaíba, somando 63.539 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Desse total, há 35.276 hectares a recuperar. Do total de imóveis pesquisados, foram identificadas as 18 nascentes completamente destruídas. 

Soluções
Todos os proprietários rurais estão prontos para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e vão aderir ao Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e receber incentivos por meio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Por meio dessa ferramenta, os proprietários de terra são remunerados por atuar em prol da conservação e da preservação dos recursos hídricos.



Cadastre-se e receba nossas novidades

Eu curto o Pacto

Prefeitura Municipal de: Alto Paraguai, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D´Oeste, Glória D´Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Santo Afonso, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu e Tangará da Serra.

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo